terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Costurando com as Crianças ( Texto de Ísis Borges)

Ensinar Moda para crianças é importante, tanto quanto a Educação Artística: eles aprendem referências de artistas plásticos maravilhosos, têm contato com diferentes texturas e materiais e exercitam a criatividade (que nada mais é do que entender o mundo à sua volta e bolar soluções melhores para os problemas do cotidiano) e ficam mais independentes. Quantos adultos a gente conhece que não sabe pregar um único botão da camisa?



Fiz a primeira oficina com agulha e linha, sem me dar conta de como a idade deles é importante para o entendimento do aprendizado. Mas tudo tem sua primeira vez, coloquei a agulha na linha, expliquei como se faz o corte do tecido e fiquei de olho, especialmente com os pequeninhos, porque agulha pode ser cruel com adultos - imagina com crianças.


Para ver como a gente se engana. Os pequenos demonstraram maestria, cuidavam para não se espetarem e ninguém se machucou. Às vezes, o excesso de zelo é pior, porque proteger demais acaba não ensinando. Saíram da aulinha (para a maioria, era a primeira vez que mexiam com o combo linha-agulha) um pouco mais independentes e eu, um pouco mais surpresa.


Na outra oficina, fiquei pensando no que poderia substituir o material de costura tradicional e aprimorei uma técnica que aprendi diretamente com o Jum Nakao - costura com fita adesiva. As meninas trouxeram suas bonecas, eu fiz dedoches para os meninos e todos se puseram a criar "modelos" com os retalhos de tecido, com olhinhos, boquinhas, cabelinhos, tudo sem agulha. Crianças são ótimas porque soltam a imaginação mais fácil do que os adultos. A gente ainda tem uma certa normatização, as coisas devem ser assim-assado. Eles, não. Usaram canetinhas, fitas, papel. Eu terminei mais esperta e aprendi mais um pouco.






Hoje, dia 25 de janeiro de 2011, o trabalho será dividido em dois grupos: um, que fará carimbo de batata (com tinta têmpera) onde espero ensinar um pouco sobre técnica de raport e estamparias; e o outro grupo, que fará colagens de tecido em modelos de revistas. Inclusive, essa técnica é bastante utilizada para fazer o que chamo de "mural" em Moda e Design: você pega todas as referências e junta elas numa mixagem de texturas, que é o que dá o tom para a coleção.





Eles, como sempre, vão me mostar alguma novidade.
Ísis Borges
http://www.elo7.com.br/mancuspia/

2 comentários:

Unknown disse...

Sou o pai da Julia Maineri,e acho muito legal o espaço mùltiplo,Em 2012,de novo.

Anônimo disse...

Ola! Também estou dando uma oficina de moda para criancas e admito que fiquei nervosa por administrar algo tão novo. Teu post me serviu de inspiracão. Hoje as aulas estão ótimas, estou amando e aprendendo muito. Parabéns e obrigaa!