quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Colônia de Férias






Sou Luciana, mãe do Saulo, da Ilana e do Danilo.
Felizmente, há alguns anos, nos mudamos para uma casa com pátio, no bairro Petrópolis e, desde então, nos associamos e freqüentamos o Petropole Tênis Clube.
A saber, um local privilegiado pela natureza, com espaços de esporte e lazer e, ainda, espaços de convivência. Falo das atividades e, mais, das vivências da Colônia de Férias para crianças e adolescentes desenvolvidas pelo Espaço Múltiplo dentro da área do PTC. Diria que é uma proposta pouco comum e pouco usual nos nossos planos de fim de ano. Por que pouco usual? Porque vejo que muitas vezes os pais e as mães, as famílias, preferem passar um dia no shopping center que passar um dia numa área verde, com muito sol e também muita sombra, muitas pessoas, enfim, sem vitrines e escadas rolantes. Muita areia sim, e muita caminhada e pulos e mergulhos, tudo de bom para a criança que cresce com a gente e cresce num mundo que pouco olha para as suas necessidades e vontades.
Passar as férias na cidade ou passar os meses de verão na cidade, em Porto Alegre, pode ser bom e divertido, e saudável, para as nossas crianças – apesar do calor e da distância das praias. Além claro do pôr-do-sol no Guaíba, dos espetáculos do Tangos e Tragédias, do sorvete da Croncs no Bom Fim, levar meus filhos e filha para passar o verão na Colônia de Férias do Espaço Múltiplo, ao menos uma semana, é, no mínimo, realizar um dos seus desejos e planos de férias – desde a primeira vez que foram e participaram. Lá se faz arte, se faz castelos de areia, planos infalíveis, se fala e se escuta, lá a gente ouve música e canta e dança e, ainda, vai na piscina: mergulha, faz exercício, faz bagunça. E, para completar, não faz nada sozinho, faz em grupo. Pode ser bom olhar vitrines, jogar vídeo-game, mas melhor, e muito melhor, é passar a tarde ou o dia com os amigos, embaixo de uma árvore, jogando xadrez, brincando no areião ou na piscina, lendo um livro, ouvindo histórias e estórias, pois tudo isso é possível numa Colônia de Férias.
O Saulo, a Ilana e o Danilo que o digam.
Felizmente, há alguns anos, esse é o nosso espaço, o nosso mundo, o mundo que queremos.
Luciana Vasques da Conceição, Jornalista, 36 anos.
+ mãe do Saulo (11), Ilana (9) e Danilo (7)

Nenhum comentário: